Pais que impõem regras ajudam crianças a manter peso saudável, mostra estudo

Frustração : por que ela deve fazer parte da vida do seu filho
19/01/2018
Dê tempo ao tempo do seu bebê
24/01/2018
Exibir tudo

Pais que impõem regras ajudam crianças a manter peso saudável, mostra estudo

Você costuma seguir regras no dia a dia? Saiba que isso pode ter interferência até no peso dos seus filhos. Essa foi a conclusão de um estudo australiano realizado peloMurdoch Children’s Research Institute, em Melbourne. De acordo com os cientistas, as crianças cujos pais são disciplinados têm maior chance de ter IMC (Índice de Massa Corpórea) normal. Isso ocorre porque a rotina de hábitos saudáveis envolve horário determinado para ver televisão, brincar no computador, fazer atividade física, alimentar-se e dormir.

Para chegar a essa conclusão, foram observadas 4.000 crianças australianas, de 4 e 5 anos, em 2004. Os estudiosos registraram o peso e a altura delas, além de fazerem um questionário sobre as regras que os pais costumavam ditar em casa. A pesquisa foi repetida 4 vezes, a cada 2 anos. Resultado: aquelas que vivem em um ambiente com regras e expectativas apropriadas à idade delas têm maior chance de manter peso saudável.

Rotina, sim!

Viver com uma rotina definida é fundamental para as crianças – o desenvolvimento físico e mental será beneficiado. Após os 6 meses, seguir normas pode ajudar a regular o ciclo circadiano do bebê – ele ocorre a cada 24 horas, no corpo humano, e é responsável pela produção dos hormônios, por exemplo.

Manter o mesmo ritmo no cotidiano também pode propiciar ao bebê maior segurança e tranquilidade. Ele já poderá esperar o que vai acontecer ao longo do dia. Além disso, você aprenderá a notar quais são os hábitos do seu filho: ele pode ter mais apetite durante a manhã e disposição para brincar à tarde, por exemplo. Quando o comportamento dele ficar diferente do usual, os pais já saberão que há algo de errado com a criança – e logo procurarão ajuda.

Sem contar a vantagem da alimentação balanceada, com horários definidos. Evitar guloseimas e produtos industrializados é uma forma eficaz de evitar doenças, como diabetes, hipertensão, infarto e obesidade.

%d blogueiros gostam disto: