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Como preparar legumes e verduras para as crianças

Os vegetais são alimentos altamente nutritivos, fundamentais desde as primeiras semanas de introdução alimentar, que acontece assim que o bebê completa 6 meses. Mas acertar nas formas de preparo e armazenamento é crucial para assegurar o aporte de vitaminas e minerais que eles têm a oferecer.

O primeiro cuidado se refere à higienização, já que legumes e verduras são expostos a agrotóxicos e sujeiras de todo tipo. Apenas água e vinagre não são suficientes para acabar com as impurezas. O recomendado é deixar os alimentos de molho em um litro d’água, com uma colher de sopa de água sanitária, por 20 minutos. Depois, é só enxaguar bem em água corrente.

De acordo com a nutricionista Alessandra Coelho, de São Paulo, os minerais presentes nas hortaliças são solúveis em água, o que é preciso levar em consideração na hora de levá-los ao fogo. “Métodos de cocção, como o cozimento a vapor, caracterizados pelo baixo uso de água, fazem com que a composição nutricional seja menos alterada, quando comparada a outros métodos, a exemplo da fervura”, explica.

Na hora de escolher a panela, saiba que, contrariando o senso comum, as de pressão são mais indicadas do que as tradicionais, por demandarem um tempo menor de cozimento. Vitaminas e minerais resistem mais às temperaturas elevadas, por um tempo curto de cozimento, do que às temperaturas mais baixas, por um tempo mais longo.

Por fim, não pode haver descuido na hora de armazenar esses alimentos. “Se estiverem cozidos, verduras e legumes podem ficar na geladeira em torno de 48 horas”, afirma Alessandra. No caso dos alimentos crus, esse tempo pode dobrar ou até mesmo triplicar. Vale lembrar que eles devem ser acondicionados nas prateleiras mais baixas do refrigerador, que costumam ter temperaturas mais amenas.

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