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Café da manhã na medida para as crianças

Além de ficar fraco e sem energia, a ausência do café da manhã provoca sonolência, apatia, dor de cabeça, mau humor e obesidade. Isso sem contar que o jejum prolongado pode causar falta de atenção e prejudicar o rendimento escolar. Por isso, mesmo que você esteja com pressa, precisa criar o hábito e acostumar o seu filho a tomar café da manhã desde cedo.

E não basta oferecer apenas uma fruta e já achar que está ótimo. A primeira refeição deve ser equilibrada e oferecer uma variedade de alimentos saudáveis. “É importante apostar em um cardápio que ofereça carboidratos, proteínas e gorduras. Essa combinação fornece energia e componentes fundamentais para o crescimento e a manutenção do corpo e da saúde”, explica Karen Martins, nutricionista materno-infantil da Estima Nutrição (SP).

Isso porque os carboidratos fornecem a energia necessária para a criançada aguentar as tarefas do dia a dia; as proteínas ajudam na formação de músculos e tecidos, sendo essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos; e os lipídeos fortalecem o sistema imunológico, mantendo-os fortes e livres de doenças.

Checklist matinal
Um pouco confusa com tantas possibilidades de alimentos? Fique tranquila que a nutricionista Marisa Coutinho, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, indica as melhores escolhas:

– Carboidratos: pão integral, torrada, biscoito (sem recheio nem gordura saturada), tapioca, aveia ou cereal matinal.
– Proteínas: leite (integral ou semidesnatado), iogurte, requeijão, queijo branco fresco, peito de peru ou ovos mexidos.
– Vitaminas e minerais: frutas e suco natural.

Uma boa maneira de consumir esses nutrientes logo pela manhã é combinar um cereal (carboidrato) com leite morno (proteína). Rico em fibras, o alimento ajuda a manter o funcionamento correto do intestino, evitando problemas como a prisão de ventre, além de melhorar a saciedade.

Na hora de escolher o cereal matinal, é importante conferir o rótulo e garantir que o produto também ofereça uma variedade de vitaminas e minerais, como ferro e zinco. Farinha de trigo integral, cevada e aveia são alguns ingredientes benéficos que podem aparecer na composição. Aqueles que constam no topo da lista da tabela nutricional são os encontrados em maior quantidade.

Não perca a hora
De acordo com o pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum, da Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é que o desjejum seja a refeição mais importante do dia: “Devemos colocar em prática o antigo provérbio de tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu”.

E atenção: assim como os adultos, as crianças também precisam comer a cada três horas. “Por isso, mesmo com um café da manhã saudável e reforçado, é importante que os pais mandem para a escola um lanche leve, como um suco, uma fruta e uma fatia de bolo simples caseiro”, indica Nelson.

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