5 lições que as crianças aprendem com os professores, além do conteúdo da lousa

De olho no peso da mochila do seu filho
17/04/2018
Etiquetas para identificar o material escolar do seu filho
19/04/2018
Exibir tudo

5 lições que as crianças aprendem com os professores, além do conteúdo da lousa

O que você aprendeu na escola? Mais do que fórmulas matemáticas, regras de sintaxe ou leis da física, você deve ter levado para a vida muitos dos valores ensinados onde estudava. É na escola que a criança desenvolve as noções de coletividade, com o convívio com outras crianças. Pode ser na brincadeira, na hora do recreio, na lição ou na fila do bebedouro. E quem sempre está presente, estimulando esse aprendizado, mediando conflitos e tirando dúvidas, é o professor. Nesse 15 de outubro, perguntamos a educadores: o que vocês ensinam para os alunos, além do conteúdo pedagógico? Confira a resposta de alguns deles

Aprender a se relacionar

“Quando vejo que as crianças estão brigando, explico que é preciso amar ao próximo, tratar todo mundo com respeito. E nós, professores, ensinamos de verdade quando damos o exemplo. Só converso com os alunos usando as famosas palavras mágicas, como ‘por favor’ e ‘obrigada’ – espero que eles tratem os amigos da mesma forma.”

Helena Ângulo, professora de Geografia na Escola Estadual Armando Sestini (SP)

Saber ouvir

“A sala é uma reprodução da sociedade. No dia a dia, todos precisam saber escutar as outras pessoas. Percebo isso quando os alunos apresentam trabalhos: alguns ficam conversando enquanto os colegas estão explicando uma matéria. Mostro que é legal fazer silêncio para ouvir e ser ouvido. Tento mediar para que haja respeito.”

Izildinha Sobreiro, professora de espanhol na Escola Castanheiras (SP)

Ser tolerante

“Os pais, atualmente, nos veem como amigos e orientadores. Não só como quem precisa passar o conteúdo na lousa. Por isso, tento valorizar as atividades coletivas: jogos lúdicos, músicas e textos são recursos que podem ensinar a tolerância. As crianças precisam aceitar a dificuldade dos colegas e as próprias limitações. Nessas atividades mais dinâmicas, ainda ajudamos a transmitir cultura para elas.”

Patrícia Duarte, professora de Educação Infantil na EMEI Nini Duarte (SP)

Tomar decisões

“Quando ensino xadrez ou jogos de tabuleiro, estimulo que as crianças tenham autocontrole: esperem pela vez delas e façam escolhas. Ao elaborar uma estratégia na brincadeira, tomam decisões e planejam as próximas jogadas. Se  perdem a partida, lidam com a frustração e aprendem que é necessário saber lidar com o erro. Espero que levem isso para a vida.”

Sandra Guidi, professora de xadrez na Escola Stance Dual (SP)

Estimular a descoberta

“É nosso dever transmitir valores como responsabilidade social, cidadania e direitos humanos. Por vivência e estudos do meio, por exemplo, tento fazer com que tenham contato com o mundo. Para conhecerem o diferente, proponho debates, leitura de textos, passeios. Quero preparar meus alunos para resolverem problemas sempre respeitando o próximo.”

André Renato Oliveira Silva, professor de Técnicas de Redação do Colégio Ofélia Fonseca (SP)

%d blogueiros gostam disto: